Programa Oficial

Programação

Tema Central: “Inovação Tecnológica e avanços da Legislação: Impactos na Gestão de RH e nos resultados econômicos das Instituições Filantrópicas de Saúde”.

Dia 01/10/2018

13h – Abertura de Credenciamento

14h às 14h45 – Palestra ‘DesigneRHs para novo Mundo’

A área de gestão de pessoas, vista como burocrática e operacional, patina na criação e adaptação de programas e práticas de gestão de capital humano capazes de atender às demandas desse novo mundo complexo que vivemos.         As consequências são assustadoras: de executivos frustrados sem saber para onde correr a um futuro colocado em “xeque” pela morosidade, desarmonia e incoerência de um modelo falido. A palestra demonstrará como transformar o RH em Designer Organizacional, compartilhando experiências e posicionamento.

Palestrante – Prof. Marco Ornellas, especialista em liderança e desenvolvimento organizacional e autor do livro DesigneRHs para novo Mundo.

Moderador – Silvana Castellani, gerente de RH do HCor – Hospital do Coração

14h45 às 15h – Debate

15h às 15h45 – Palestra ‘Neurociência na Gestão de RH’

A Neurociência é uma das estratégias mais assertivas quando se trata da melhoria de comportamento — e, em consequência, de desempenho — em uma organização. Ela tem sido utilizada em todo o mundo por diversos segmentos profissionais para cultivar a excelência pessoal e profissional, capacitando as pessoas a resolverem seus problemas pessoais, adquirir habilidades interpessoais e alcançar o máximo desempenho em suas profissões. Nessa palestra, serão abordadas as técnicas e ferramentas da PNL para potencializam as interações e relacionamentos entre as pessoas, criando inúmeras possibilidades de aplicação nas várias áreas negócios para alcançarem excelentes resultados.

Palestrante –  Kátia Gaspar, especialistas em desenvolvimento pessoal e organizacional por meio de processos de neurocoaching. Diretora Institucional na Internacional Coach Federation, organização que regulamenta as melhores práticas de coaching.

Moderadora – Andreia Matos, coordenadora Desenvolvimento e Ensino Corporativo na Hospital Israelita Albert Einstein.

15h45 às 16h – Debate

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 17h15 – Palestra ‘Melhores Práticas de RH – Apresentação do Case Premiado’

A Great Place to Work, empresa global de pesquisa, classificou os melhores hospitais para trabalhar no Brasil. A lista é composta por 16 organizações e, de acordo com pesquisa anual, avalia o clima e a cultura de organizações de todo o País. A Santa Casa de Rio Claro, referência no setor filantrópico e umas instituições filiadas ao SINDHOSFIL/SP, é uma das entidades premiadas e apresentará o seu case de sucesso.

Palestrante – Patricia Fernanda Florindo, gerente de RH da Irmandade da Santa Casa de Rio Claro

Moderadora – Carolina Fagnani, diretora da Predicado Comunicação.

17h15 às 17h30 – Debate

18h às 19h – Abertura Oficial do Congresso (autoridades) e Palestra Magna – “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”

Nessa palestra é traçado um paralelo com o esporte adaptado para pessoas com deficiência e o desafio dos negócios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe. Afinal, nos dias de hoje, precisamos estar aptos a enfrentar desafios, tomar decisões importantes e enxergar oportunidades. Para que um indivíduo dê o melhor de si em todas as suas ações na vida, é preciso que ele esteja motivado e consiga superar-se sempre.

Palestrante – Steven Dubner, formado em Educação Física e especializado em esporte para as pessoas com deficiência, ele foi um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes.

 

Dia 02/10/2018

9h às 9h45 – Palestra ‘O Papel do RH na Compreensão, Prevenção e Promoção da Saúde Mental no Trabalho’

Segundo a Organização Mundial da Saúde mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais e comportamentais em todo o mundo, sendo 23 milhões somente no Brasil. Nos últimos 4 anos esses transtornos foram a terceira causa de afastamentos do trabalho; estima-se que nos próximos anos essa possa ser o principal motivo de absenteísmo por doença e encaminhamentos à Previdência Social.

Diante desses fatos, torna-se primordial que os profissionais de RH desenvolvam habilidades que permitam compreender, acolher o colaborador, bem como intervir na organização e relações interpessoais no trabalho. Essa palestra tem por objetivo contextualizar a relação saúde mental e trabalho, proporcionando aos profissionais envolvidos, a possibilidade de incorporar novas práticas e ferramentas de enfretamento dessa situação no seu dia a dia.

Palestrante – Dr. José Milton Correia Junior, psiquiatra e médico do Trabalho do Hospital SEPACO

Moderador – Hamilton Inforzato Fanale, gerente de RH do Hospital SEPACO

9h45 às 10h – Debate

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 11h15 – Palestra ‘As Competências em constantes mutação’

As competências que nos trouxeram até aqui não serão as competências essenciais para nos sustentar em um futuro próximo pois o mundo muda em uma velocidade cada vez maior. Diante desse fato, iremos viver o impacto destas mudanças no nosso ambiente organizacional.

Assim sendo cabe aos gestores de pessoas um olhar diferenciado e atento às novas demandas e motivações de todos os envolvidos: instituição, sociedade, profissional, clientes e fornecedores. Nesta palestra a principal reflexão será: Quais serão as competências essenciais para o gestor de RH do nosso tempo?

Palestrante – Renata Donega Passos, coaching especializada em neurolinguística e treinamento de pessoal e diretora Executiva Command Coaching.

Moderador – Ricardo Fedrizzi, gestor de pessoas da Santa Casa de Piracicaba.

11h15 às 11h30 – Debate

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 14h15 – Palestra ‘Reforma Trabalhista – Afastamento de Gestantes e Lactantes de atividades, operações ou locais insalubres’

Na atual conjuntura, as questões de afastamento de gestantes e lactantes em atividades insalubre é um dos temas da Reforma Trabalhista mais discutidos no âmbito da gestão hospitalar. Diante deste tema sugere-se uma avaliação técnica quanto esta avaliação no contexto dos serviços de saúde

Palestrante – Dr. Marcelo Pustiglione, coordenador Médico do SESMT do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Moderador – Dr. Galdilei Arnone, membro do departamento jurídico do SINDHOSFIL/SP.

14h15 às 14h30 – Debate

14h30 às 15h15 – Apresentação dos três cases finalistas do 1º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH do SINDHOSFIL/SP

15h15 às 15h30 – Votação dos cases selecionados

15h30 às 16h – Coffee break

16h às 16h45 – Palestra ‘Repercussões no Judiciário da Reforma Trabalhista’

A Lei n° 13.467/2017, que aprovou o texto da Reforma Trabalhista, promoveu algumas alterações importante em muitos dispositivos da CLT, sendo que boa parte dessas mudanças causam impactos nas relações das instituições de saúde.

O judiciário trabalhista, terá novos desafios até mesmo declarar inconstitucionalidades ou violações de princípios do Direito do Trabalho. Com as novas regras trabalhistas, seja para situações legais ou genéricas, há determinação de que prevaleça o acordado sobre o legislado

Palestrante – Dr. Pedro Paulo Teixeira Manus, diretor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já atuou como ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Moderador – Sérgio Pestana da Silva, coordenador Adm. Pessoal Remuneração Hospital Sírio Libanês.

16h15 às 17h – Debate

19h – Coquetel de Confraternização e Cerimônia de Premiação da Santa Casa Destaque.

 

Dia 03/10/2018

9h às 9h45 – Palestra ‘Terceira e Segunda Fase E-social – implantação’

O E-Social irá contribuir de forma decisiva para a diminuição de inconsistências nas informações cadastrais e cálculos que ainda ocorrem na geração das guias de recolhimento pelos sistemas das instituições.

A segunda fase, que contempla o envio de informações sobre admissões, afastamentos, desligamentos e reintegrações, é considerada de grande relevância, pois abrange os vínculos trabalhistas. Com isto o trabalhador passará a ter acesso mais claro e direto aos seus direitos, além de possibilitar ao Governo o cruzamento das informações.

Na terceira fase, prevista para novembro, deverão ser enviadas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador, bem como o início do projeto EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) que ajudará no processo de envio das contribuições fiscais e previdenciárias complementares. As instituições que não se alinharem aos prazos estarão sujeitas a penalidades e multas este será objetivo de ênfase deste tema nesta palestra.

Palestrante – Prof.  Abdias de Melo, diretor da consultoria Quantum Grupo – Compliance E -Social       

Moderador – Roberto Carlos Furtado, do departamento do Hospital Beneficência Portuguesa.

9h45 às 10h – Debate

10h às 10h15 – Palestra ‘RH Digital’

Na atual realidade das Instituições e pela atual conjuntura social/econômica os departamento de RH devem possuir estruturas eficientes e prontas para novas tecnologias. Com recursos tecnológicos implementados com sucesso em parceria com a área de RH há avanços na percepção da nova realidade de gestão de pessoas.

Dentro deste contexto a forma de encontrar e desenvolver talentos mudou, colaboradores devem aprender e reaprender habilidades de forma rápida e personalizada, ferramentas analíticas, cognitivas e redes sociais tornam-se fundamentais para conectar pessoas, empresas e instituições públicas e privadas.

Palestrante – Jussara Dutra, executiva da Diretoria de Pessoas e Organização da Senior Sistemas.

Moderador – Jaime Durigon, presidente do SINDHOSFIL/Vale do Paraíba e vice-presidente SINDHOSFIL/SP.

10h45 às 11h – Debate

11h às 11h30 – Premiação do Congresso – 1º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH do SINDHOSFIL/SP

11h30 às 12h – Encerramento