EQUILÍBRIO ENTRE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE DA FILANTROPIA E A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Data: 19 a 21 de outubro de 2022
Evento híbrido
Online e presencial no Hotel Majestic – Águas de Lindóia, São Paulo
CERTIFICADO
Preencha as avaliações para a emissão!
Obs.: O CPF deve ser preenchido com pontos e hífen.
Valido até 15/11/2022
Fórum Jurídico, Fórum RH e FÓRUM SESMT
Programação Oficial do 6º ConSindhosfil
8h30 – 9h00 – Credenciamento
9h00 – 9h30 – Coffee break
9h30 – 10h00 – Abertura
PRIMEIRA PALESTRA
10h00 – 11h00 – Comunicação não violenta.
Frente a tantos desafios que nos têm sido impostos, é natural esperar que as pessoas estejam mais suscetíveis e em razão disso, o índice de conflitos aumente, seja em contextos empresariais ou pessoais. Assim, embora boa parte das pessoas deseje compartilhar pensamentos e sentimentos, bem como dialogar de forma produtiva sem criar um “campo de batalha”, não é isto exatamente o que acontece.
Palestrante: Marcia Fonseca
Psicóloga, sócia da empresa – para Evoluir
Moderador: Ricardo Fedrizzi
Case: Fábio Kayano – Alergo Dermatologia
11h00 – 11h15 – Debate
SEGUNDA PALESTRA
11h15 – 12h15 – Quais as vantagens de promover a diversidade nas instituições.
Aderir a uma política ou conduta de diversidade e inclusão, além de uma questão ética e de humanização, é vantajoso para as instituições. Com isso, a diversidade deve ser vista, pelos líderes e gestores, também como uma estratégia de negócio. Destacaremos alguns dos benefícios que são favorecidos pela diversidade e inclusão nas instituições e organizações sociais.
Palestrante: Marta Almeida Gil
Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
Moderador: Marco Castro
Case: Erika Aparecida da Silva Lasso – SECONCI- SP
12h15 – 12h30 – Debate
12h30 – 14h00 – Almoço
TERCEIRA PALESTRA
14h00 – 15h00 – Educação Corporativa: práticas e sistemas acessíveis às entidades filantrópicas.
A importância da Educação Corporativa na estratégia organizacional está consolidada no suporte aos pilares de sustentação dos negócios, pois a aprendizagem contínua na aquisição de competências fundamentais, vem propiciar desenvolvimento e valorização aos profissionais e as organizações. A Educação Corporativa é a soma da Gestão de Pessoas, da Gestão do Conhecimento e da Estratégia da Organização
Palestrante: Carlos Eduardo Gatti Petroni
Psicólogo, Advogado, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos
Moderador: Samir Rodrigues
Case: Viviane Pezzo – Santa Casa de Rio Claro
15h00 – 15h15 – Debate
QUARTA PALESTRA
15h15 – 16h15 – Estratégias de Recrutamento & Seleção frente à carência de profissionais qualificados.
A área hospitalar tem se modernizado e consequentemente requerido profissionais mais competitivos, principalmente no pós pandemia. Muitas empresas praticamente começaram a adotar o modelo de trabalho Home Office. Áreas estratégicas e negócios como de Tecnologia da Informação, planejamento estratégico e qualidade passaram a ser muito mais valorizadas, e isso dificultou a atração deste público, principalmente especialistas, já que os hospitais se viram em um cenário de competitividade com empresas do ramo varejista, industrial e de inovação (startups).
Palestrante: Flávia Oliveira
Coordenadora de Atração e Seleção do Hospital Nipo-Brasileiro
Moderador: Regis Leandro
Case: Carla Fabiana Grigoleto Pimenta – Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba
16h15 – 16h30 – Debate
QUINTA PALESTRA
17h00 – 18h00 – Experiência do Colaborador nas Instituições.
É uma das tendências que mais crescem globalmente, colocando o colaborador como foco central das decisões tomadas pelo Recursos Humanos. Seu objetivo é promover ações que visam o crescimento e bem-estar das equipes nas corporações. Para muitos colaboradores, as empresas onde atuam representam sua segunda casa. Muitas vezes os profissionais passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares, sendo de fundamental importância otimizar a experiência desses indivíduos no trabalho para promover um bem-estar físico, psicológico, financeiro e competitivo. Possibilita rastrear como os colaboradores pensam e se sentem durante cada ponto de contato de sua jornada pela empresa – suas interações com a liderança, equipes e outras.
Palestrante: Silvana Castellani
Mais de 30 anos na área de Recursos Humanos
Moderadora: Patricia F. Florindo
Case: Letícia Simões Peralta – Albert Einstein Sociedade Beneficente Israelita Brasileira
18h00 – 18h15 – Debate
8h00 – 8h30 – Coffee break
8h30 – 9h00 – Exposição dos Trabalhos 4º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH 2022
9h00 – 10h00 – Apresentação dos Três cases
SEXTA PALESTRA
10h00 as 11h00 – Prioridades do RH no segmento de serviços de saúde nos próximos anos
Com a mudança acelerada que está ocorrendo no mercado de trabalho nos últimos anos, os RH’s das Instituições, principalmente dos serviços de saúde, vêm buscando atualizações, modernizações e estratégias para desenvolver e reter os profissionais. O maior desafio e prioridade do RH para os próximos anos será focado no Desenvolvimento Humano Organizacional diante das novas tecnologias, cultura de aprendizagem e liderança positiva.
Palestrante: Roberto Almada
Administrador com Mestrado em Administração
Moderadora: Amanda Falleiros
Case: Deize Piani – SPDM-PAIS
11h00 – 11h15 – Debate
Votação dos trabalhos cases 4º Prêmio de RH (via sistema) – 11h15 – 11h45
SÉTIMA PALESTRA
11h45 – 12h45 – PALESTRA MAGNA – Liderança de alto impacto
Líderes de alta performance entregam grandes resultados, utilizando ferramentas diferenciadas que outros líderes não utilizam, desafiam e superam os obstáculos, dando sempre o primeiro passo para a mudança necessária. Sabem que é imprescindível buscar sempre novos aprendizados e a importância de ter uma equipe também de alta performance formada por profissionais devidamente capacitados e focados na conquista de resultados positivamente expressivos e constantes. Utiliza também da certificação de Qualidade como uma importante ferramenta para o sucesso do seu Time e Organização.
Palestrante: Fabrizio Rosso
Sócio Diretor Executivo da Fator RH
13:00 – 13h30 – Premiação dos Cases do 4º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH e Sorteios
14h00 – Encerramento
Nesta edição do ConSINDHOSFIL, serão realizados três fóruns técnicos paralelamente ao evento. Cada fórum apresentará um tema de interesse da área e debaterá soluções para os desafios do tema.
REALIZADOS NO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2022
Coordenador: Genivaldo Pereira da Silva Junior
Palestra: Insalubridade – O hospital é insalubre por inteiro?
A invisibilidade do risco biológico coloca essa dúvida na cabeça de muitos colaboradores e os RHs e SESMTs se desdobram para fazer os colaboradores entenderem que o fato de atuarem em hospitais, não necessariamente os expõem a atividades consideradas insalubres. O conflito da legislação previdenciária e trabalhista aflora essa discussão, e nem sempre a consenso entre os envolvidos, resultando em diversos processos trabalhistas.
Palestrante: Vasilios Stergiou
Auditor fiscal do trabalho
Palestra: Estudo antropométrico: determinação da altura ideal para caixas de resíduos perfurocortante.
O Brasil lidera a estatísticas mundiais de acidentes de trabalho e, infelizmente, a área da saúde é uma das que mais causam acidentes de trabalho no Brasil. O estudo para definição da altura dos coletores de resíduo perfurocortantes mostra-se eficaz como alternativa para alinhar ergonomia e prevenção de acidentes.
Palestrante: Ana Maria Vieira Lopes Prado
Médica do Trabalho
Coordenador: Galdilei Arnone
Palestra: Crise econômica e os impactos no Direito do Trabalho na Gestão Hospitalar
No Direito do Trabalho brasileiro, existem poucas medidas dispersas que podem auxiliar as empresas a atravessar as turbulências momentâneas que a crise econômica tem provocado. O importante é que cada uma dessas alternativas seja analisada à luz das necessidades e situações específicas de cada empregador, cabendo ao governo fazer sua parte para a definitiva retomada da trajetória de crescimento, assegurando a todos conforme os ditames da justiça social, e respeitando os princípios constitucionais, a existência de um sistema digno.
Palestrante: Thiago Donizeti da Silva
Advogado, Supervisor de Equipe, Contencioso Trabalhista ASF 2022
Palestra: Repercussões Jurídicas no Sistema de Compensação de Jornada
A Reforma Trabalhista alterou o tema Jornada de Trabalho, incluindo a compensação, este regime está autorizado pela Constituição Federal. A compensação de horas é caracterizada quando a hora trabalhada além do pactuado no contrato de trabalho deve ser contada para diminuir a hora trabalhada no dia seguinte, verificados os limites impostos, desde que assim acordado anteriormente entre empregador e empregado ou por Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.
Palestrante: Maria Cristina Mattioli
Presidente do CORT – Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp
Coordenador: Hamilton Inforzato Fanale
Palestra: Gestão de Pessoas: identificando e combatendo o assédio moral e sexual.
De conformidade com a Gestão de RH, são frequentes as discussões a respeito do assédio moral. O tema, segundo especialistas, é tão antigo quanto o trabalho, mas que continua presente no mundo contemporâneo. O assunto ganhou importância quando gestores e líderes perceberam o quanto essa forma de violência é prejudicial ao desempenho profissional do trabalhador e consequentemente das instituições . Destaca-se que as disposições legais a respeito do assédio moral são tidas como ato ilícito e punível segundo a legislação brasileira. Dessa maneira, é perceptível que para o legislador o assédio moral não conta com nenhum ponto positivo, ao contrário, é gerador de conflitos e consequências indesejáveis a qualquer organização
Palestrante: Consuelo Generoso Coelho de Lima
Auditora-Fiscal do Trabalho
Palestra: Saúde ocupacional (burnout, depressão e pandemia)
A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, passou a ser considerada doença ocupacional em 1º de janeiro, após a sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na prática, significa que agora estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego. Nas hipóteses de afastamento superior a 15 dias, o empregado terá direito ao benefício previdenciário pago pelo INSS. Nos casos mais graves de incapacidade total para o trabalho, o empregado terá direito à aposentadoria por invalidez, sendo necessário perícia médica
Palestrante: Júlio Cezar Braga
Psicólogo
Palestras disponíveis para download
Carla Fabiana
Estratégias de Recrutamento & Seleção Frente à Carência de Profissionais Qualificados.
Erika Lasso
Vantagens de Promover a Diversidade nas Instituições.
Fabio Kayano
Caso Prático Comunicação não Violenta.
Letícia Peralta
Experiência do Colaborador nas Instituições – case Einstein
Viviane Pezzo
Educação Corporativa: Práticas e sistemas acessíveis às entidades filantrópicas.
Deize
CASE – Desenvolvimento de Liderança SPDM/PAIS
Cleber Ercolin
Eficácia de estratégias para redução do absenteísmo decorrente de distúrbios osteomusculares em hospital filantrópico
Flavio C. Braga
Evolução do Conhecimento Pós-treinamento e o Impacto Assistencial
Gisele Vilarinho
Implementação de Novas Tecnologias aliadas a qualificação dos profissionais resultando em qualidade e segurança dos processos da CME
Roberto Almada Leitão
Prioridades do RH no segmento de serviços de saúde nos próximos anos.
Carlos Eduardo
Educação Corporativa
Flávia Oliveira
Estratégia de Recrutamento e Seleção Frente a Carência de Profissionais Qualificados
Larissa Ribeiro
Estratégias de Recrutamento & Seleção Frente à Carência de Profissionais Qualificados
Marcia Fonseca
Comunicação Não Violenta
Silvana Castellani
Experiência do Colaborador nas Instituições
Ana Maria
Fórum SESMT
Consuelo G. C. De Lima
Fórum RH
Julio Cézar
Fórum RH
Maria Cristina
Fórum Jurídico
Thiago Donizeti
Fórum Jurídico
Vasilios
Fórum SESMT